Comissão define tema do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados

A Comissão Científica do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de maio de 2018, em Maceió (AL), deficiu o tema central do evento. Será “A politização do Judiciário ou a judicialização da política”. Além disso, também foram escolhidos, provisoriamente, os temas das conferências, painéis e os nomes dos possíveis palestrantes.

Os três painéis da manhã, do dia 24 de maio, devem abordar a segurança pública; a sobrecarga do Judiciário; e os meios de comunicação e a magistratura. No mesmo dia, à tarde, os temas previstos são perfil psicológico do juiz; o Parlamento e o Judiciário; o Executivo e o Judiciário; meios eletrônicos de comunicação; e por fim, o associativismo e os novos magistrados.

Já no sábado (25), os painéis deverão destacar as prerrogativas e direitos da magistratura; a Justiça Eleitoral; e a informática.

Segundo o coordenador da Comissão Científica, Regis de Oliveira, “os magistrados podem esperar muitas discussões sobre os inúmeros temas de interesse institucional da magistratura”.

A expectativa é de que mil magistrados de todo o Brasil participem do Congresso. Além dos presidentes da AMB, Jayme de Oliveira, e da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Alcântara, participaram da reunião os integrantes da Comissão Científica Rafael Sandi, Alberto Jorge Lima e Micheline Jatobá.

A próxima reunião será realizada no dia 16 de agosto, às 11h, na sede da AMB.

 

Fonte: AMB